O produto foi adicionado ao seu carrinho de compras.

Tecnologias para leitura de código de barras

De que adiantaria criar um sistema de identificação através de código de barras se o mesmo não pudesse ser interpretado?

Diversas formas e padrões de código de barras exigiram e permitiram a criação de diferentes sistemas com capacidade para decodificar a informação contida no código, os quais com o passar do tempo foram evoluindo. Anteriormente falamos em outro post sobre os tipos de código de barras 1D e 2D (veja aqui). Agora falaremos das principais tecnologias de leitura existentes no mercado.

Charge-Coupled Device – CCD

Este tipo de módulo de leitura é utilizado em scanners manuais. É simples e possui o sistema mais barato de todos. Capturam a imagem total do código de barras e processam. A tecnologia CCD é extremamente limitada permitindo apenas a captura de código 1D através do contato direto ou a uma pequena distância da com a etiqueta de identificação. São destinados para aplicações de baixo volume de leituras e para ambientes nada agressivos, como por exemplo, pequeno varejo. Estes módulos estão presentes em sua grande maioria em leitores de código de barras, no entanto existem alguns coletores de dados de pequeno porte que possuem este módulo de leitor.

Linear Imager

Trabalham de forma similar ao CCD. Apesar de permitir ainda apenas leitura de código de barras 1D, possuem a capacidade de ler o código de barras tanto de pequena quanto média distância com uma velocidade maior de processamento. São destinados a pequeno e médio varejo e alguns setores da indústria. Estes módulos estão presentes tanto em leitores de código de barras quanto em coletores de dados de pequeno e médio porte.

Area Imager

Módulo de leitura de tecnologia avançada, extremamente rápido e com capacidade de capturar código de barras 1D e 2D a curtas e longas distâncias, podendo, de acordo com o modelo e fabricante, atingir distância de leitura superior a 10 metros. Outra característica interessante é que são leitores omnidirecionais, ou seja, possuem a capacidade realizar a leitura do código de barras em qualquer posição. Além disso, existem modelos area imager que permitem leitura de código de barras marcado diretamente no metal. Este tipo de código são os chamados DPM (Direct Part Marking). Atendem demandas desde pequeno, médio e grande volume tanto no varejo como na indústria e estão presentes tanto em leitores de código de barras quanto em coletores de dados. Geralmente aplicações externas onde haja incidência de luz solar ou leitura direta em telas de smartphones aconselha-se a utilização desta tecnologia.

LASER

Muito conhecido da maioria das pessoas esta tecnologia de leitura está presente em diversos modelos de coletores de dados e leitores de código de barras. Atendem demandas dos mais variados portes tanto no varejo quanto na indústria. Possui velocidade alta na decodificação do código de barras, no entanto permite leitura apenas de código 1D. Podem decodificar códigos tanto em curta quanto em longa distância de acordo com o modelo do equipamento.

É muito importante antes de definir o modelo de equipamento ideal conversar com um especialista. Para isso conte com a Automatech.

2 ideias sobre “Tecnologias para leitura de código de barras”

  • Horrana

    Boa noite, trabalho em uma indústria e gostaria de saber mais sobre o sistema de leitura por código de barra, pois estou com uma idea de automatizar a linha de produção. Tendo leitores espalhados nos setores da fábrica para que cada pedido que chegue seja lido e integrado no painel do nosso sistema. Assim automatizaria o sistema de baixa dos pedidos além de agilizar todo o processo.
    Estou fazendo uma pesquisa para minha supervisora e para preciso saber se os senhores já trabalham com isso e se possível podem me mandar um orçamento sobre implantação e processos.
    Desde já, obrigada pela atenção ao assunto.

    Responder
Deixe uma resposta