SAT Fiscal: falta uma semana

Todo varejista paulista já sabe o que significa. E o SAT, que até então parecia um projeto fadado a não acontecer, está prestes a se tornar obrigatoriedade. No próximo dia 01/07, o comerciante que precisar ativar um caixa ou precisar substituir uma impressora fiscal obsoleta já precisará recorrer ao equipamento.

Preparamos um simples passo a passo, daqueles que anda com ele impresso no bolso, para tornar esta mudança menos traumática:

1) Se você já tem Software, não esqueça de verificar com seu fornecedor quais equipamentos estão homologados;

2) Levante valores do SAT, da Impressora não fiscal e dos custos para ativação do equipamento;

3) Verifique se há tomada no caixa para ligar o SAT;

4) Defina se você vai operar o equipamento por rede cabeada ou Wireless e providencie a infra necessária;

5) Compre o equipamento e o instale ANTES do dia 01/07, para testes;

6) Treine os operadores de caixa a respeito do que é o SAT e como ele funciona. Lembre-se que muitos clientes podem estranhar o tipo de cupom e questionar o seu valor fiscal;

7) Converse com empresários amigos que já possuem o SAT em testes. Caso não conheça ninguém, fale com seu revendedor. Certamente ele terá como te indicar alguém para conversar;

8) Se você tem mais de uma loja, faça um piloto em uma e depois coloque nas demais para evitar transtornos e mudanças bruscas de processos.

 

Lembrando que hoje temos os seguintes fabricantes homologados: Dimep, Sweda, Tanca, Urano e Gertec e os seguintes fabricantes em processo de: Kryptus, Bematech e Daruma. É praticamente impossível que seu fornecedor de software esteja homologado com todos. Então, antes de comprar, CONFIRME. Se o mesmo estiver homologado com mais de um SAT, recomendo a compra de duas marcas diferentes para testes e escolha definitiva do equipamento para as lojas. Lembre-se: este investimento agora não é um capricho. É uma adaptação ao novo sistema de arredação e fiscalização do FISCO Paulista. Trata-lo como prioridade agora é essencial para um bom funcionamento do seu negócio.

Category_artigos