O produto foi adicionado ao seu carrinho de compras.

Como escolher o SAT ideal? Entre tantas opções, como definir qual a melhor alternativa?

Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, preparamos esse guia, assim, na hora de comprar seu SAT, poderá escolher o equipamento mais apropriado para seu comércio. Isso evita prejuízos, poupa trabalho de toda a equipe da sua empresa e contribui para que a sua produtividade seja a melhor possível.

Esperamos que consiga entender todos os detalhes e encontrar o melhor SAT. Boa leitura!

O que é Sat?

SAT é a abreviação de Sistema Autenticador e Transmissor. Esse aparelho é a ponte entre a sua empresa e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) de São Paulo, emitindo e transmitindo o Cupom Fiscal (CF-e). O equipamento é homologado pela Receita Federal, por isso, cumpre esse papel importante na sua empresa.

Esse processo só é possível graças a conexão do seu SAT com o software adequado, que garante a comunicação com o órgão do estado. Tudo isso é transmitido em tempo real, através da internet, caso não tenha conexão, tudo é armazenado e enviado quando houver contato com a internet.

O Objetivo do SAT é que a Receita Federal monitore toda a movimentação do varejo paulista, dificultando a sonegação de impostos por parte das empresas. Esse equipamento é responsável pela comunicação e por manter tudo atualizado em tempo real, conforme uma compra acontece, há a transmissão.

Apesar de ser uma facilidade, o que muitos empresários e responsáveis por estabelecimentos comerciais precisam saber é que se trata de uma obrigação legal em muitos casos.

Por que comprar?

O uso de SAT em uma loja ou estabelecimento comercial paulista é obrigatório em muitos casos, por isso, para estar dentro da legislação é importante ter um desses equipamentos devidamente instalados.

De acordo com a legislação, o SAT precisa ser instalado nos seguintes estabelecimentos comerciais:

  • Quem tem Emissores de Cupom Fiscal (ECF) com mais de 5 anos precisam ser substituídos pelo SAT. Essa definição é a partir de 01 de outubro de 2015;
  • A partir de janeiro deste ano (2018), a medida vale para comércios que faturaram mais de R$60 mil em 2017.

Quais as vantagens?

Um dos principais benefícios em ter um SAT em sua empresa é simplificar o cumprimento das obrigações da SEFAZ-SP. O equipamento automatiza e acelera a atividade de validar o Cupom Fiscal, reduzindo muito o tempo. 

Com essa agilidade, os consumidores também ganham, pois podem receber seus registros de compra com mais velocidade e não precisam esperar longos minutos durante a compra. 

Além de tudo, você terá a tranquilidade, sabendo que está cumprindo com a legislação do seu estado sem precisar redobrar o trabalho para isso. Contar com um SAT de qualidade em sua empresa é uma excelente iniciativa!

Como o SAT funciona?

Toda vez que uma venda é registrada em seu Ponto de Venda (PDV), ocorre a comunicação com a Secretaria da Fazenda de SP para validar as informações do Cupom Fiscal, que é devolvido na sequência impresso e validado. Quem cumpre essa função é o SAT. 

Para entender melhor, o SAT é parecido com um modem convencional de internet, tem conexão com uma máquina e tem conexão direta e constante com a SEFAZ-SP. Ele é importante para validar todas as notas impressas no seu estabelecimento. 

Esse processo torna a emissão de um Cupom Fiscal automatizada, evita fraudes e proporciona informações importantes em tempo real para a Secretaria da Fazenda do seu estado. Tudo isso sem ter um trabalho extra e de forma integrada com seus outros equipamentos.

O que um SAT precisa para funcionar?

Para que seu comércio esteja regularizado e seguindo todas as normas da SEFAZ, é preciso seguir algumas orientações, assim tudo vai funcionar como deve. Saiba o que é necessário para validar as notas do seu comércio com um SAT:

Antes de instalar o SAT é preciso ter um software de automação e é a Software house que vai indicar quais modelos de SATs estão homologados para o seu sistema.

Se você já tem um software de automação clique aqui e veja quais SATs estão homologados para o seu sistema.

Instale o software

Seu SAT precisa de um software de automação para funcionar, conhecido também como Aplicativo Comercial (AC), ele deve ser desenvolvido por desenvolvedores cadastrados na Receita (Conheça quais são aqui). Esse programa é instalado em seu computador e responsável pela comunicação do SAT com a SEFAZ-SP.

Assim, os dados das vendas são transmitidos ao AC, que faz a validação e geração do cupom eletrônico, já assinado de forma digital. Na sequência, o SAT pode encaminhar para impressão uma cópia física da versão digital. 

Integre com a impressora

 O Sistema Autenticador e Transmissor não faz a impressão das notas, apenas transmite as informações. Por isso, você precisa adquirir uma impressora não fiscal para que possa ter   cópias físicas dessa validação do Cupom Fiscal.

Encontre o SAT certo

Após definido o software de automação a software house irá indicar os SATs homologados, aí é só escolher o que você achar melhor, confira os modelos de SATs disponíveis aqui.


Qual é o melhor para você?

Existem muitos modelos de SAT no mercado, cada equipamento possui suas especificidades e podem ser utilizadas de uma melhor forma de acordo com o estabelecimento comercial que irá utilizá-lo.

Conheça alguns equipamentos e encontre qual é o melhor para você, que se adapta com mais facilidade ao setor da sua empresa:

SAT Bematech RB-2000

O RB-2000 é um equipamento robusto e que pode ser facilmente instalado, até mesmo com pouco espaço disponível. Esse SAT conversa com os demais equipamentos da sua loja através de dois modelos: duas ethernets e outra com essa mesma forma de conexão, além de wifi.

A resistência desse modelo chama a atenção, especialmente pelo gabinete robusto. Outras características que tornam esse SAT atraente é a possibilidade de atender mais de 1 PDV do seu estabelecimento, armazenamento de 2GB e baixo consumo de energia. É um equipamento com excelente custo-benefício!

SAT Dimep D-SAT

Esse Sistema da Dimep é robusto, tem autonomia de bateria acima da média e nove leds de sinalização que garantem informações importantes sobre a operação. O equipamento com a qualidade de uma das marcas líderes de mercado obedece todas as especificações da SEFAZ-SP e garante o que há de melhor em transmitir dados do seu comércio. 

Além da tecnologia de última geração, esse equipamento conta com o suporte técnico Dimep. Isso representa uma grande vantagem, uma das melhores opções do mercado para clientes ou desenvolvedores. 


SAT Elgin Linker II

O Linker SAT II é uma evolução do primeiro modelo, possui processador três vezes mais rápido, oferecendo a velocidade e confiança que o seu comércio merece. Isso tudo garante que o seu estabelecimento comercial obedeça a legislação, melhore a performance da sua empresa e transforme a emissão de Cupom Fiscal.

Com memória de 4GB, esse equipamento é compatível com os Sistemas Operacionais Windows, Linux e  Android. Esse modelo carrega consigo a credibilidade dos produtos Elgin, levando a confiança de uma das marcas líderes do mercado para sua empresa.

SAT Epson A-10

O SAT da Epson possui diversas vantagens para o seu comércio, entre elas a possibilidade de utilizar as duas portas de rede, uma grande facilidade no dia a dia. Além disso, tem uma grande capacidade de armazenar arquivos offline, até 2gb, o que corresponde a 30 mil cupons fiscais de aproximadamente 50 itens cada um. 

Aliado a isso, esse equipamento possui alimentação USB, o que garante uma economia de energia elétrica e sustentabilidade. Por conta da conexão facilitada, a instalação se torna muito mais simples e rápida acelerando o uso do seu hardware.

SAT Gertec GerSAT

O equipamento homologado pela SEFAZ é responsável por emitir rapidamente, de forma ágil e simplificada o cupom fiscal eletrônico. Além disso, a tecnologia desse SAT pode funcionar mesmo sem acesso a internet, garantindo que os dados sejam armazenados em grande quantidade de acordo com todas as exigências da Secretária da Fazenda.

Outra vantagem do modelo é que o Gersat está equipado com sensores anti-violação. Caso ocorra e comprovada uma tentativa de violação, ocorre um bloqueio permanente no equipamento. Isso representa mais segurança e durabilidade ao seu Sistema!

SAT Sweda SS-2000

Esse Sistema com a tecnologia Sweda possui a praticidade, desempenho e disponibilidade que o seu comércio merece. Com esse equipamento, os cupons fiscais eletrônicos são emitidos com rapidez e total compatibilidade com o emulador SEFAZ. 

Com design moderno, durabilidade e resistência acima da média, o Sweda SS-2000 possui instalação simples e rapidez para usar o máximo da tecnologia ao favor do seu comércio. Esse modelo reúne as características necessárias para modernizar a gestão de cupons fiscais do seu negócio.


SAT Tanca TS-1000

O equipamento com a qualidade Tanca possui uma porta USB, duas interfaces de rede de ethernet 10/100, cabo USB de 1m e nove leds que garantem mais facilidade ao uso, levando mais intuitividade para todos os usuários.

Esse equipamento com fácil integração com os softwares do seu Ponto de Venda. Isso é possível porque o Tanca TS-1000 tem conexão com Windows, Linux, Android e ARM, uma forma de garantir que seu SAT funcione e converse com todos os seus outros dispositivos.

Como escolher o melhor?

Sabendo quais SATs são compatíveis com o seu software, fica mais fácil avaliar a melhor opção para seu negócio. Tecnicamente, todos os SATs são iguais, com as funcionalidades bem semelhantes. O que muda entre um modelo e outro é a marca, tradição em produzir equipamentos com alta durabilidade e facilidade na instalação. 

Além desses fatores, os equipamentos diferenciam-se no design, velocidade de processamento e a quantidade de cupons fiscais que podem armazenar em sua memória interna.

Esses fatores técnicos precisam ser avaliados com calma, assim, você poderá encontrar o modelo ideal para o seu ramo de comércio. Isso mesmo, tudo depende de qual é a sua necessidade e o que espera do novo aparelho, dessa forma fica mais fácil acertar em cheio qual é o modelo certo!

SATs compatíveis por sistema

O SAT, além de ser homologado pelo Sefaz/SP precisa ser homologado pelo seu software de automação. Você pode entrar em contato com a sua software house ou conferir nessa lista os SATs homologados por sistema.

Ativação do SAT

Agora você já sabe o que é um SAT, para que serve e alguns dos melhores modelos disponíveis no mercado. Depois de escolher o equipamento compatível com o seu sistema e que mais se adéqua a sua realidade, é necessário configurá-lo. Você pode fazer essa ativação seguindo esse passo a passo, com a sua Software house ou com a Automatech que possui uma equipe qualificada e garante que o Certificado Digital para emissão dos cupons será instalado corretamente e esse processo fica ainda mais seguro pra você.

Com essa instalação qualificada, você tem um risco ainda menor de erros durante o processo e pode se concentrar no que realmente importa: o seu negócio!