Segunda à Sexta das 8:15 às 18h Atendimento 4007 2108 Capitais e Regiões Metropolitanas + outras localidades

Monitoramento de temperatura

23/11/2016

A ONU – Organizações das Nações Unidas – estipula que 30% de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado, e no Brasil não é diferente. A Embrapa estima que 50% das perdas de produtos alimentícios ocorrem nas etapas de manuseio e transporte. A falta de estrutura para conservação de alimentos resfriados ou congelados é um dos motivos para que eles acabem impróprios para o consumo.

A Comunidade Europeia possui regras para conservação, transporte e manuseio de alimentos que devem permanecer resfriados ou congelados.Em alguns estados brasileiros a Vigilância Sanitária local já publicou regulamentos e normas indicando aos estabelecimentos comerciais que trabalham com alimentos como devem proceder. No Distrito Federal, inclusive, a Instrução Normativa nº 4 de 2014 fala da obrigatoriedade do monitoramento das temperaturas de alimentos refrigerados e congelados à venda:

Art. 36. Deverão ser monitoradas as temperaturas de alimentos refrigerados e congelados expostos à venda. Os balcões refrigerados, ilhas ou gôndolas de exposição deverão ser dotados de termômetro, estar limpos e em perfeitas condições de funcionamento, garantindo as temperaturas adequadas de funcionamento.

Mesmo que sua empresa possua câmaras frias bem planejadas para atender a sua demanda, imprevistos acontecem, e é nessas horas que o monitoramento pode evitar que um pequeno acidente acabe tomando maiores proporções. O monitoramento constante da temperatura de câmaras frias evita perda de produtos e consequente prejuízo para sua empresa.

A Automatech trabalha com o sistema SNITCH que faz o monitoramento de câmaras frias, balcões refrigerados, gôndolas, enfim, de todos os ambientes que precisam ter sua temperatura controlada. Caso um desses espaços ultrapasse os limites previamente estabelecidos, o SNITCH emite um alerta via web para o operador, até mesmo pelo smartphone, para que ele possa tomar medidas e resolver o problema. O sistema ainda gera relatórios de cada câmara fria, com gráficos que mostram a temperatura em cada dia e em cada loja.

O SNITCH pode ser utilizado junto com câmeras de vigilância, sensores de alarme, leitores de QR Code, contadores de pessoas e produtos, e muito mais. A equipe Automatech trabalha diretamente com os desenvolvedores do software, por isso, basta conversar conosco que podemos desenvolver uma solução de monitoramento especialmente para o seu negócio.

Últimas Novidades Veja mais novidades